segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LGPD EM VIGOR, E AGORA?

 

LGPD EM VIGOR, E AGORA?

 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor, e agora o momento exige que a adaptação seja rápida. As micros e pequenas empresas precisam correr para estarem dentro das atuais normas.

 A complexidade do momento devido a todas mudanças que temos passado este ano, tornou a adaptação das micros e pequenas empresas ainda mais difícil. Ao contrário das grandes organizações, que estão bem mais adiantadas e alinhadas com todas as adaptações necessárias. No entanto, isso não reflete a realidade da grande maioria que ainda se encontra em fase de adaptação dos processos para atender as novas normas da LGPD.

 A morosidade nessa adaptação, pode comprometer a participação em concorrência de grandes empresas , pois essas já exigem a adequação 100% da nova lei. Além disso, outro ponto muito importante de atenção é o risco de sofrer suspensões, advertências e até mesmo multas por não estarem dentro das exigências que a nova legislação determinou.

 Com a ajuda de uma consultoria ou de profissionais que tenham o conhecimento técnico e jurídico para acompanhar as exigências básicas da LGPD, é possível montar uma estrutura mínima para, inicialmente, fazer um diagnóstico dos processos da empresa. Um dos caminhos é nomear um responsável capaz de olhar esse conjunto de atividades que envolve o rastreamento dos dados no sistema de atuação da empresa, de acordo com o foco do seu negócio.

 Esse mapeamento cria um fluxo para fazer a gestão e segurança de dados. Um ponto fundamental para o sucesso do trabalho é manter a transparência desse novo processo, para que funcionários, clientes e parceiros trabalhem em sinergia com essa nova fase.

 A partir de agora, o cuidado deve ser redobrado pelas empresas. A nova lei estabelece como os dados dos brasileiros devem ser coletados, tratados, armazenados e protegidos, prevendo punições para descumprimento em casos de vazamentos ou outras irregularidades.

 Veja como sua empresa está preparada para esse novo cenário. Caso não esteja já adaptada, é melhor regularizá-la o mais rápido possível.

0 comentários:

Postar um comentário