sexta-feira, 29 de março de 2019

ERROU NA SUA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA? VEJA COMO CORRIGI-LÁ

Observou que sua declaração enviada para a receita possui algum erro no preenchimento?

Errar é humano.Não se desespere, há uma saída.

Por esses e outros motivos a Receita criou a DECLARAÇÃO RETIFICADORA, permitindo assim que o contribuinte possa alterar dados incorretos e enviá-la novamente via internet, o que pode evitar que a declaração caia na malha fina.

PROCEDIMENTOS PARA A RETIFICAÇÃO 
A retificação é feita no mesmo programa da declaração. Para isso você irá precisar do número de identificação gerado no recibo de entrega da declaração que deseja alterar.
Na ficha "Identificação do Contribuinte" selecione o item "Declaração Retificadora" e depois, abaixo, digite o número do recibo.

EXISTE UM LIMITE DE RETIFICAÇÕES?
Não existe um limite oficial de quantidades de retificações que o contribuinte possa fazer. A pessoa pode retificar quantas vezes for necessário.

ATÉ QUANDO EU POSSO RETIFICAR?
É possível alterar sua declaração durante o período de entrega e também após o período de entrega da declaração. O prazo é no máximo 5 anos antes, desde que a declaração não esteja sob procedimento de fiscalização.

POR ONDE FAZER A RETIFICAÇÃO? 
As alterações dos dados podem ser feitas via internet.

ALGUMAS INFORMAÇÕES:
- A declaração retificadora tem a mesma propriedade de uma declaração originalmente apresentada, por tanto deve conter todas as informações anteriormente declaradas.

- Para fins de priorização no pagamento das restituições será considerada como data de apresentação da declaração a data do envio da retificadora, e não a data de apresentação da declaração original.

- Não é possível retificar a declaração do exercício que estiver sob procedimento de fiscalização.

- O contribuinte com declaração retida em malha, que tenha agendado atendimento, não poderá retificar a declaração do exercício após a entrega dos documentos à Receita Federal.

QUAL MODELO USAR NA DECLARAÇÃO RETIFICADORA?
No período de entrega
(março a abril) a declaração retificadora pode ser tanto no modelo simplificado quanto no completo, é permitido a troca de modelo.

Agora, fora do período de entrega, a declaração retificadora deve ser entregue no mesmo modelo utilizado anteriormente, não será permitido a troca de modelo.

0 comentários:

Postar um comentário