sexta-feira, 15 de março de 2019

5 dicas para uma gestão de tempo eficaz

24 horas já não estão sendo suficientes para atender as demandas da sua empresa? 

Saber administrar o tempo corretamente é o truque do mestre para os grandes profissionais.O gerenciamento do tempo aumenta a produtividade, isto é,  a execução de uma demanda importante em quantidade reduzida de recursos e o tempo é um deles.

Pessoas perdem o sono quando o assunto é ambiente empresarial, mas lembre-se: para manter um negócio ou uma empresa demanda disciplina e comprometimento. E se prepare, a frase a seguir é forte: Você possui tempo suficiente para fazer tudo que precisar, o que falta é um controle do tempo. E é ai que entramos, vamos disponibilizar 5 dicas para contornar essa situação.

O que é Gerenciamento de tempo?

É um método que irá te ensinar a planejar melhor a quantidade de tempo que você possui para determinadas atividades com o objetivo de ampliar seu rendimento.

Ao colocar em prática você progride não só na capacidade profissional como em outras áreas, já que  pode ser aplicado em qualquer situação e no final você ainda ganhará um tempinho extra.

Antes de começar

Essa pode ser considerada uma dica extra, você terá que ficar na frente do espelho e responderá as seguintes perguntas:

▶ Qual é a minha rotina de trabalho?
▶ Quais são os meus sabotadores do tempo?
Sabotadores do tempo: Coisas, pessoas e ações que fazem com que você perca muito tempo sem te agregar em nada no final. Exemplos: Aquela olhadinha no Facebook, jogando papo fora na hora do expediente,Youtube etc. 
▶ Quais atividades requerem mais investimento de tempo?
▶ O que eu tenho feito para aperfeiçoar meu desempenho?

A única coisa que você irá desconsiderar é a parte do "ficar na frente do espelho', o resto conduzirá para um autoconhecimento, delimitando suas dificuldades. Agora você está preparado para o que vem a seguir.

ANOTE TUDO

Coloque suas tarefas no papel (ou digitalmente), mesmo que seja a tarefa mais banal. É por esse passo que você verá quais dispõe de prioridade e logo colocará no topo da lista. Depois separe em seguintes grupos:

DIFÍCEIS
FÁCEIS
PRAZO CURTO
PRAZO LONGO

Colocamos assim, pois muitas pessoas preferem começar pela tarefa mais difícil outras pelo mais fácil.Por isso que conhecer sua rotina de trabalho, antes de tudo é essencial.

PLANEJE 

Com todas suas tarefas anotadas, vamos a dica de ouro: o planejamento. Separe um dia, geralmente o domingo e dedique alguns minutos planejando a semana que está por vir. A melhor ferramenta para isso é aplicativos de agenda, pois você vai precisar ficar 24 horas do lado da sua agenda (falaremos mais sobre isso na procrastinação, olha o spoiler) e o que melhor que o celular?

TERMINE O QUE COMEÇAR

Nunca faça duas coisas ao mesmo tempo, sempre que iniciar uma tarefa termine para depois começar outra. No momento de desespero, as pessoas acreditam na sua capacidade de supervelocidade e querem fazer 100 coisas ao mesmo tempo, no final acabam não conseguindo metade e com a qualidade super precária.

PROCRASTINAÇÃO

Essa pega todo mundo, ainda mais com o mundo acontecendo na nossas mãos, não há tentação que resista. Ela é a pior inimiga da gestão do tempo. O período que estiver focado naquela função, se dedique exclusivamente a ela, nem que desligar o celular seja necessário.Lembre-se que quanto mais cedo você começar, as chances de ocorrer algum imprevisto de última hora é mínima.

RESPEITE O TEMPO

Assim como tem o tempo para trabalhar, também tem o tempo de descansar. É essencial que respeite seu tempo.Ás vezes, esse pode ser a raiz de seus problemas, a carga horária do seu trabalho pode afetar seu rendimento, então verifique e negocie um horário flexível se for o caso.
Levar trabalho para casa, pois não conseguiu cumprir o prazo? ERRADO! Passar a madrugada toda acordado fazendo as tarefas que você procrastinou a semana toda? ERRADO!
Sua saúde é prioridade, se planeje para não ocorrer esse tipo de situação.


Lembrando que não existe um padrão, cada um tem uma personalidade diferente, é preciso se conhecer primeiro para só assim trabalhar com suas qualidades e fraquezas.

Gostou do post? Irá colocar em prática as dicas para uma boa gestão de tempo? Fique por dentro de outras dicas e assuntos no blog Assescont.

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